Decorre, até ao próximo dia 24 de outubro, a fase de inscrição das escolas interessadas em participar no Parlamento dos Jovens - edição 2021/2022, uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, a DGACCP, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.


Tem como objetivos principais educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a AR; promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão. O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, cada com um tema próprio:


- Ensino Básico: Fake news: que estratégias para combater a desinformação?
- Ensino Secundário: Fake news: o impacto da desinformação na democracia


Esta iniciativa contempla igualmente os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa. Para o efeito, as escolas e as associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas devem enviar um e-mail para: parlamento.jovens@ar.parlamento.pt a solicitar o código de acesso para preenchimento do formulário eletrónico disponível aqui.


Conforme disponibilidade orçamental, as despesas com os transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor) de uma escola do círculo da Europa e de uma escola do círculo de Fora da Europa, por cada sessão nacional (básico e secundário), serão asseguradas pela DGACCP (em regime de reembolso).


A estadia em Lisboa é assegurada pela Assembleia da República.


Carta convite do Presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República e o calendário do programa disponíveis aqui.

 

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