Sua Excelência o Presidente da República anunciou a realização de eleições antecipadas para a Assembleia da República (AR) para o próximo dia 30 de janeiro de 2022.


Como tal, cumpre relembrar os cidadãos nacionais residentes no estrangeiro que, no que respeita às eleições para a AR, dispõem da opção entre o voto presencial (que deverá ser feito no Posto Consular da sua jurisdição, no fim de semana em que o escrutínio decorre em Portugal) e o voto por via postal (que será remetido desde Portugal para a residência do cidadão).


A opção é feita pelos cidadãos junto dos seus Postos Consulares, podendo ser aceites inscrições somente até ao dia 30 de novembro inclusivé.


Os eleitores recenseados no estrangeiro que não exerçam o seu direito de opção até à data supramencionada, estão automaticamente inscritos como votando por correspondência.


A opção pode ser alterada a todo o momento junto do Posto Consular, exceto no período entre a data da publicação de uma eleição em Diário da República e a realização desse mesmo ato eleitoral.


Para mais informações sobre Recenseamento / Direito de Voto e Votação no Estrangeiro, consulte as perguntas frequentes no portal da Comissão Nacional de Eleições:


https://www.cne.pt/faq2/116/3
https://www.cne.pt/faq2/113/3

 

eleicoes

  • Partilhe